
Lançado em abril deste ano no município, o Progressão tem sua proposta pedagógica baseada no método fônico, que trabalha os sons das palavras, e vem sendo aplicado em cerca de 60 classes de escolas da rede municipal que possuem alunos nesta situação, explicou a coordenadora do projeto, Édila Soares. “Todo o conteúdo desenvolvido em sala de aula conta com o suporte de atividades lúdicas, para facilitar o processo de alfabetização desses estudantes”. Ainda segundo Édila Soares o projeto Progressão é voltado apenas para alunos do ciclo II fase III (antiga 2ª série), “já que foi elaborado a partir das observações feitas pela equipe pedagógica e de resultados da rede, que apontaram número significativo de alunos repetentes nesta fase”.
Durante as oficinas, o desenvolvimento da consciência fonológica, da base alfabética e o raciocínio lógico são alguns temas trabalhados. Para a professora Edvaldo Maria dos Santos, docente da escola municipal professor Osvaldo Ramos, a nova metodologia de ensino já vem rendendo bons resultados em sala da aula. “Os alunos estão mais disciplinados e o rendimento tem melhorado significativamente”. Outra participante das oficinas, a professora Rosângela Fernandes Moura, que também ensina na Escola professor Osvaldo Ramos, também elogiou o projeto. “Esta iniciativa se adequa à realidade dos alunos, que já estão passando a ter um maior interesse e curiosidade em aprender”.
Na opinião da secretária de Educação de Ilhéus, Lidiney Campos, o sucesso do projeto está vinculado ao comprometimento dos professores na aplicação desta metodologia, “que auxilia o professor no planejamento de atividades que vão facilitar as pré-aptidões para o desenvolvimento da base alfabética até a descoberta da chave para a decifração da leitura e escrita”. Este ano, a Secretaria de Educação lançou o primeiro de uma série de cinco “Cadernos de Progressão”, material de referência utilizado em sala de aula pelos professores. As oficinas seguem até o fim deste ano.
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