Banner PMI

Banner PMI

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Novos roteiros turísticos para a região


A Bahiatursa apresentou, na abertura da terceira edição do Festival do Chocolate, em Ilhéus, quarta-feira (6), dois roteiros turísticos que fazem parte de um novo produto batizado ‘Rota do Chocolate’. Conhecidos como ‘Caminhos do Cacau I e II’, os roteiros incluem passeios por fazendas que produzem o fruto mais conhecido do Sul da Bahia, assim como visitas a verdadeiros santuários naturais que mesclam um rico ecossistema composto rios, cachoeiras, mangues e praia.
O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, afirmou que a ideia é agregar valor à região da Costa do Cacau, que já possui diversos atrativos culturais e naturais. “Além disso, o chocolate e o cacau são produtos que se colocam como produção associada ao turismo, tornando o destino sustentável economicamente”, afirmou.
  O principal diferencial da Rota do Chocolate é que as atrações não ficam restritas a apenas uma cidade. O primeiro roteiro, ‘Caminhos do Chocolate I’, conta com seis dias de atividades nos municípios de Ilhéus, Itacaré, Una, Uruçuca e Canavieiras. Ao longo dos dias, é possível visitar comunidades indígenas, fazer passeio de chalana no Rio Pardo até a Ilha das Graças, localizada em Canavieiras, desfrutar de um banho de cachoeira em Itacaré, além de assistir a apresentações artísticas e culturais locais.

           Já no ‘Caminhos do Chocolate II’, o turista também vivencia a experiência de estar em contato com todos os processos de monocultura da lavoura cacaueira e com importantes pontos turísticos, porém, com programação diferenciada do primeiro roteiro e realizada em cinco dias. “Por conta da diversidade de atrativos da região, foi necessário dividir o roteiro em dois. Ambos possuem a mesma finalidade, que é levar o visitante a importantes locais de produção do cacau e a conhecer pontos históricos e pitorescos”, contou Lúcio do Carmo, supervisor do departamento comercial da Encantur, agência que comercializará os pacotes.
CHOCOLATE DE QUALIDADE - Durante a realização do festival, os organizadores do evento receberam jornalistas, especialistas em chocolate e também empresas da área de turismo. Juliana Motter, que é sócia da operadora Gourmet Travel Experience, voltada para o turismo gastronômico, afirmou que a qualidade do chocolate do Sul da Bahia é surpreendente. “Eu não imaginava que aqui tinha um produto tão bem qualificado”, disse.
              A engenheira de alimentos e especialista em chocolate, Fernanda Grunnennvalbt, também elogiou o produto da Terra de Gabriela. “É um chocolate que tem a cara da Bahia, há 70% de cacau em sua composição e possui um sabor muito bom”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário