Banner PMI

Banner PMI

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Problemas da saúde são alvos de discussão


O prefeito Newton Lima, ao se reunir com representantes do Conselho Municipal de Saúde, considerou de “crise a atual situação que se encontra a Secretaria de Saúde de Ilhéus que foi ocasionada por gestores passados”. Acompanhado do seu vice-prefeito, Mário Alexandre, Newton Lima afirmou que “sequer eles se preocuparam em minimizara problemática que chegou a patamar insustentável. Não cruzamos os braços. Estamos buscando solucionar o problema o mais rápido possível.Já começamos com ajustes que estão sendo implementados pela comissão de avaliação e pelo secretário-interino da Saúde, Uildson Nascimento. O objetivo é reorganizar a saúde pública do município”.
Dentre alguns problemas detectados pela comissão, Newton Lima avaliou como aberração a existência de grande número de motoristas contratados para utilizar uma pequena frota em funcionamento de veículos automotores. O prefeito contou que com base no pré-diagnóstico que recebeu a Secretaria de Saúde tem nos seus quadros funcionais 60 motoristas para utilizar somente 17 carros. Cada um deles trabalha somente um dia na semana e recebe 10 dias de folga. Assegurou que o processo de demissões no setor já foi iniciado,tendo como parâmetro informações passadas pela comissão.
           O presidente do conselho, Yolando de Souza,destacou que a proposta da entidade é também buscar alternativas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados. Assegurou que a nova diretoria tem como objetivo discutir ações e implantar uma política de relacionamento entre o conselho e governo.Ressaltou que “a entidade é um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações e serviços de saúde no âmbito do município em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde”.
           Yolando lembrou que o conselho atua na formulação, acompanhamento, controle e avaliação da política municipal de saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. Além do vice-prefeito Mário Alexandre, o encontro contou com a presença dos diretores executivos Ivo Evangelista (vice-presidente), Eduardo Neves (secretário), Joaques Silva (tesoureiro) e Hélio Brito (comissão de avaliação da Secretaria de Saúde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário