Banner PMI

Banner PMI

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pré-conferência contempla zona rural


A secretaria da Saúde de Ilhéus juntamente com o Conselho Municipal de Saúde prossegue com realização das Pré-conferências nas Zonas do Município. O próximo encontro será realizado nesta quarta-feira (6), e reunirá as localidades referentes à zona rural. O evento será sediado no auditório da Justiça Federal, a partir das 8 horas. Segundo informou a comissão organizadora do evento, a escolha de um lugar no centro da cidade para o encontro se deve à distância entre as localidades rurais. Ao todo, participam da pré-conferência um total de 10 distritos, além dos povoados e vilas.
           As pré-conferências têm como objetivo discutir e refletir sobre as condições de saúde no município, ouvir as demandas da comunidade, usuários e profissionais, de forma democrática e participativa. O encontro é aberto a toda a comunidade. De acordo com a programação do evento, após as palestras sobre Controle Social e Sistema de Saúde, os participantes terão um espaço para elaboração de propostas. Após a realização da plenária final, serão escolhidos delegados do segmento usuários para a etapa municipal.
          Um total de cinco pré-conferências serão realizadas como processo de construção da 5ª Conferência de Saúde. A zona oeste foi a primeira a realizar a pré-conferência, que ocorreu no bairro Teotônio Vilela no dia 18 de junho. As próximas localidades serão: zona sul, dia 9 de julho no Colégio Caic; zona centro, no dia 16 de julho no Colégio IME; e a zona norte, dia 23 de julho. A Conferência Municipal de Saúde ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho, e terá como temática: “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro”.
           A solenidade de abertura do evento será no dia 29 de julho, no auditório da Justiça Federal, e as atividades do dia 30 ocorrerão no Centro de Convenções de Ilhéus. A Conferência Municipal de Saúde é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do Sistema único de Saúde (SUS), gerar discussões e reflexões sobre as condições de saúde da população, além de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário