Banner PMI

Banner PMI

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ilhéus sediará Encontro Estadual de Museus


Após disputar com os municípios de Porto Seguro e Cachoeira, Ilhéus foi escolhida para sediar o 3º Encontro Estadual de Museus. Esta é a primeira vez que uma cidade do interior baiano sedia o evento, que na última edição reuniu representantes de 37 cidades do estado. Este ano, o encontro traz o tema “Museu, Território e inclusão sociocultural” e deve atrair um público ainda maior, de acordo com as expectativas da organização do evento. Na quinta-feira (7) parte da equipe organizadora do evento recebeu uma visita técnica dos diretores do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Cultural (Ipac) da Bahia, Ana Coelho e Cristiano Cardoso.
Participaram da reunião com os diretores do Ipaco presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, a representante do Memorial Misael Tavares, Maria Helena Tavares;a gestora do museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP), Anarleide Menezes;a representante da Casa de Cultura Jorge Amado Cláudia Nora;e a restauradora do Ipac, Maria Lúcia Hoisel. Na pauta, a discussão sobre os preparativos para o evento, marcado para os dias 21, 22 e 23 de setembro e que tem como público-alvo gestores, produtores e demais profissionais da área cultural, estudantes e toda a comunidade regional. Paralelo ao 3º Encontro Estadual de Museus, Ilhéus sedia também a 5ª Primavera dos Museus, que vai reunir acervos de toda a região na Casa de Cultura Jorge Amado.
           Segundo explicou a diretora do Ipac, Ana Coelho, serão três dias de intensos debates, palestras, minicursos e ampla programação cultural, “sempre com o objetivo de promover um maior envolvimento entre os participantes e palestrantes, visando tornar as discussões e atividades bastante proveitosas”. Entre as palestras confirmadas estão as que serão ministradas pelo superintendente de Cultura da Bahia, Adalberto Santos, e pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José Nascimento Júnior. Durante o evento, também é intenção da organização propor a criação do Instituto Baiano de Museus e da rede de educadores e técnicos de museus.
           Para Maurício Corso, que comemorou bastante a indicação, as reivindicações visam o fortalecimento do sistema de museus e a integração dos profissionais, que durante o evento terão uma ótima oportunidade para trocar experiências, “além de poder conhecer todos os pontos histórico-culturais e belezas naturais da nossa terra. Para tanto já estamos fechando parceria com a rede hoteleira e de restaurantes, a fim de proporcionar a melhor infraestrutura para receber os visitantes”.Ainda durante a reunião, Ana Coelho chamou a atenção para a necessidade de mobilizar tanto os representantes de acervos constituídos legalmente, como aqueles que não foram registrados ainda, mas que guardam importantes lembranças da nossa história.
          Informações, programação e maiores informações sobre o 3º Encontro Estadual dos Museus podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117.6384 ou pelo e-mail: sistema.dimus@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário