terça-feira, 21 de junho de 2011

UESC: Carro Elétrico da Bahia já em fase final



Estudantes e professores do Curso de Engenharia de Produção da UESC se preparam para iniciar a fase de testes do Carro Elétrico da Bahia. O veiculo está sendo produzido por um grupo de professores e estudantes do Curso de Engenharia de Produção, para participar da 8ª edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética que será realizada nos dias 03 a 06 de agosto, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na cidade de São Paulo. Os testes serão realizados nas alamedas do Campus professor Soane Nazaré de Andrade.
A professora Adélia Pinheiro, vice-reitora da Universidade, foi ao laboratório para conferir de perto a criatividade dos alunos, professores e colaboradores do Projeto Cel da Bahia. A UESC será a primeira instituição do Norte-Nordeste a participar da Maratona Universitária de Eficiência Energética e se propõe a apresentar idéias inovadoras com a utilização de materiais naturais, reutilizáveis e sustentáveis. Um deles é a fibra de côco para compor a carenagem, alumínio no chassi e nas rodas de bicicleta aro 20 polegadas, uma mistura de borracha com a fibra de piaçava.
Na categoria elétrico, os organizadores entregam as instituições participantes, para a composição dos veículos, três baterias padrão (12V 4Ah) que serão usadas em cada uma das três saídas, o motor e os aros das rodas. O campeão será aquele que completar mais voltas com uma velocidade média mínima de 15 km/h. A distância total percorrida é usada como critério de desempate.
Os professores Celso Fornari Junior, Jorge Henrique de Oliveira Sales e Luciana Claudia de Paula explicam “dirigir o mais longe possível utilizando a menor quantidade de energia: é o desafio do grupo. Além de ser um veículo de performance, o Cel da Bahia é um projeto educacional que integra valores de desenvolvimento sustentável: respeito pela diversidade social, controle de energia e proteção ambiental, voltado para o fortalecimento da consciência social e ambiental”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário