segunda-feira, 6 de junho de 2011

Catadores incluídos no “Minha Casa”


Catadores de lixo que residem e trabalham no Aterro Sanitário do Itariri, localizado na zona rural de Ilhéus, estão comemorando a inclusão de seus nomes na lista referente a primeira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida no município. De acordo com a presidente da Cooperativa de Catadores de Produtos Recicláveis do Itariri (Coolimpa), Deisemeire da Silva Souza, a inclusão de mais da metade das famílias que residem no local foi uma vitória conquistada graças o cumprimento do compromisso feito pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que durante reunião com representantes da entidade, assegurou a prioridade dessas famílias no programa.
            As ações sociais desenvolvidas através da parceria entre a Coolimpa e o governo municipal, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, vem possibilitando ainda o acesso das famílias que residem no aterro no Programa Bolsa Família. Atualmente, cerca de 220 pessoas moram e trabalham no entorno do aterro. De acordo com o assessor da Coolimpa, Rodolfo Macedo, a entidade também vem buscando assegurar outras melhorias aos catadores, como a regularização do transporte e da infraestrutura do aterro, que já foi objeto de discussão de duas audiências públicas realizadas pela Coolimpa com o apoio do governo municipal.
           Segundo explicou o secretário Emenson Silva, o restante das famílias que não integraram a primeira relação, ainda deve ser contemplado nesta primeira etapa. “Estamos seguindo as recomendações do Conselho Municipal da Cidade e da portaria 140 do Ministério do Desenvolvimento Social, que priorizam tanto os badameiros, como famílias desabrigadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário