Banner PMI

Banner PMI

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sábado é o “Dia D” contra a gripe


O próximo sábado (28) foi a data escolhida pela secretaria da Saúde de Ilhéus como o Dia D, ponto alto de mobilização municipal para a Campanha de Vacinação Contra Gripe. Neste dia, haverá pontos extras para vacinar a população, com horário de funcionamento das 8 às 13 horas, em locais estratégicos como Terminal Urbano, Central de Abastecimento do Malhado, entrada da avenida Lótus na zona Sul da cidade, e no Comércio de Ilhéus.
Além disso, haverá pontos de apoio em cada zona da cidade, com equipes realizando a vacinação, como no CAE III (antigo Sesp), no centro;praça Santa Rita, no bairro da Conquista; Posto de Saúde 24 horas, no Teotônio Vilela; Posto de Saúde da Urbis. Um carro de som com uma equipe de vacinação também estará rodando pelos bairros da cidade. Devem ser vacinas as pessoas maiores de 60 anos e povos indígenas, além das gestantes, trabalhadores da área da saúde e crianças de seis meses a dois anos de idade. As crianças serão vacinadas em duas etapas: na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e 30 dias depois devem retornar para receberem a segunda dose.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde,Cássia Virgínia, as metas de vacinação de Ilhéus, assim com em várias cidades brasileiras, ainda não foram atingidas. “A ampliação da oferta de locais para vacinação visa melhorar a acessibilidade do cidadão e atingir o público-alvo desta campanha”, explicou Cássia. Segundo Karine Azevêdo, coordenadora de imunização do município, “os índices de vacinação em Ilhéus estão sendo acompanhados e monitorados diariamente”.
        Segundo a coordenadora, apenas 51,89% (do público-alvo) foram vacinado em Ilhéus, sendo que a expectativa do Ministério da Saúde é de que no mínimo 80% do grupo populacional incluído na campanha seja imunizado. Os menores índices são das gestantes, com apenas 29,48 % de vacinação do referido grupo. Em Ilhéus, a Campanha tem como meta imunizar um total de 35.677 pessoas sendo 19.750 delas idosos, 4.027 gestantes, 4.564 crianças, 2.850 trabalhadores de saúde e 4.486 indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário