Banner PMI

Banner PMI

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Revitalização do aterro sanitário é retomada


O grupo de trabalho que coordena o projeto de revitalização do aterro sanitário do Itariri se reuniu na tarde da última quinta-feira (5), na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Planejamento, no prédio anexo de secretarias. O acompanhamento das ações empreendidas pela Prefeitura no local foi a pauta principal do encontro, assim como o planejamento de novas atividades que integram esta fase de retomada das obras. Na próxima semana, o governo municipal e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) iniciam o remanejamento dos catadores para dar início à reforma do Galpão Provisório de Triagem de Resíduos Sólidos.
            O secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça explicou que a reforma vai proporcionar maior segurança e melhores condições de trabalho aos catadores, além de auxiliar na adequação para a operacionalização da coleta. “A Prefeitura de Ilhéus vem cumprindo com todos os compromissos assumidos junto com a Cooperativa dos Catadores, Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e com a Conder, além de fornecer material (plástico e madeira) e iniciar a terraplanagem do terreno para remanejamento dos catadores, prevista para iniciar neste fim de semana.
             As assistentes sociais Emanuela Spínola e Maria Marta Lucas de Carvalho lembraram que é um remanejamento provisório, pois, boa parte dos catadores passará a morar em suas próprias casas graças ao Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. Em acordo assumido pelo prefeito de Ilhéus Newton Lima no primeiro semestre deste ano, todos os catadores sem moradia fixa tiveram seus nomes divulgados nas listas relacionadas pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que coordena o projeto em Ilhéus juntamente com a Caixa Econômica Federal, gestora do projeto. A presidente da cooperativa Deizemeire Santos aproveitou a reunião para expressar sua alegria “em ver o empenho da prefeitura para que a vida dos catadores realmente mude para melhor".
           O Grupo de Trabalho realiza reuniões semanais para discutir a execução e o monitoramento das ações do Projeto e na manhã desta sexta-feira (5) realizou nova visita técnica ao local para acompanhar o processo de remanejamento dos catadores. O secretário de Meio Ambiente, Harildon Machado sinalizou que logo em breve o município de Ilhéus terá um contexto ambiental mais positivo, após conclusão da intervenção física no Aterro do Itariri.
           A reunião contou ainda com a presença do diretor da secretaria de Desenvolvimento Urbano, Valdemar Bonfim e do presidente Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, Odailson Lelis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário