Durante visita ao município, integrantes da comissão organizadora da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, que acontece em Ilhéus no dia 4 de junho, enfatizaram a importância da segurança dos atletas. Na sexta-feira (20) e no sábado (21), acompanhados pelo secretário de Turismo, Paulo Moreira, e pelo superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, entre outras autoridades, o presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), Marcelo de Carvalho, e o técnico da Confederação Brasileira (CBtri), Valter Kraus, visitaram todo o percurso da prova.
Com a experiência de mais de vinte provas de campeonato brasileiro e de várias etapas de copas do mundo, além de sulamericanos e panamericanos, Alberto Kruschewsky garante que o comportamento do público é fator preponderante para o fortalecimento da segurança. Na opinião dele, “os moradores da avenida Soares Lopes, avenida Dois de Julho, alto de São Sebastião e adjacências devem se programar para que, no período da prova, ou seja na tarde do dia 4 de junho, estejam em casa ou saiam de suas residências com antecedência na eventualidade de algum compromisso inadiável”. Ele ressalta que as bicicletas chegam a atingir a velocidade de 65 quilômetros por hora e que, por isso, os pedestres, pelo menos durante os 90 minutos de ciclismo, não devem atravessar as ruas incluídas no percurso. “No mais, é fazer aquela festa que só Ilhéus sabe fazer e que atrai os atletas de todo o mundo”, completa o superintendente.
De acordo com os organizadores, postos de atendimento médico serão instalados em pontos chaves do percurso e estarão sempre à disposição de atletas e do público em geral. Além disso, mudanças serão implementadas na área de transição, que ficará na praia do Cristo, com afastamento da estrutura em relação à areia, permitindo que o público flua no sentido Dois de julho/Catedral de São Sebastião sem necessidade de utilização da pista do circuito. “No entanto, aqueles que querem chegar à área de transição devem fazê-lo antes da largada, que acontece por volta das 13 horas”, chama atenção Alberto Kruschewsky. Até o momento, acrescenta o secretário Paulo Moreira, cerca de 150 atletas já se encontram inscritos para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon. “E a nossa expectativa é de que esse número cresça ainda mais, uma vez que trata-se de um evento de repercussão nacional”, lembra o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário